Aprenda jogar.

03 Julho 2012


ASSIM SE MOVE AS PEÇAS DE XADREZ.

Movimento das peças




TORRE

A torre se movimenta para frente e para trás, para a direita e para a esquerda, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.






BISPO

O bispo se movimenta na diagonal mantendo-se sempre nas casas de mesma cor que se encontrava no início do jogo, podendo ir para frente e para trás, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.





CAVALO

O cavalo tem um movimento especial que parece a letra L. O cavalo se movimenta 2 casas para frente ou para trás e em seguida 1 casa para a direita ou para a esquerda, ou 2 casas para a direita ou para a esquerda e em seguida 1 casa para frente ou para trás. O cavalo é a única peça do xadrez que pode pular outras peças.




RAINHA

A Rainha, também conhecida como Dama, é a peça mais poderosa do xadrez, ela pode ir para frente ou para trás, para direita ou para a esquerda, ou na diagonal, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.




REI

O Rei movimenta-se apenas 1 casa em qualquer direção. O Rei nunca pode se movimentar para uma casa que esteja sob ataque ou capturar uma peça que esteja defendida por uma peça adversária. No diagrama o rei preto só pode ir para cima, pois indo para a esquerda ou em diagonal estará sob ataque da torre branca. Quando estudarmos os movimentos especiais veremos que existe uma situação em que o rei pode andar 2 casas.




PEÃO

O peão só se movimenta para frente, sendo a única peça que não se move para trás. No primeiro lance de cada peão ele pode avançar 1 ou 2 casas. À partir do segundo lance de cada peão ele irá movimenta-se apenas 1 casa.



VALOR RELATIVO DAS PEÇAS.

O REI É A PEÇA MAIS IMPORTANTE.
A RAINHA VALE 10 PONTOS, É A PEÇA MAIS PODEROSA.
A TORRE VALE 5 PONTOS.
O CAVALO E O BISPO VALEM 3 PONTOS CADA.
O PEÃO VALE 1 PONTO.

LANCES EXTRAORDINÁRIOS.


Roque – é um movimento que envolve a torre e o rei. É o único movimento do xadrez em que você mexe duas peças ao mesmo tempo e que o rei anda duas casas. O objetivo do roque é tirar o rei do centro do tabuleiro e deixá-lo num canto que é mais protegido, ao mesmo tempo colocar a torre no centro do tabuleiro para facilitar seus ataques.



No roque o rei anda duas casas em direção à torre e a torre pula o rei ficando ao seu lado.

O roque grande é aquele que o rei anda em direção à torre mais distante.

O roque pequeno é aquele em que o rei anda em direção à torre mais próxima.


Condições para fazer o roque:

· O rei não pode ter se movimentado nenhuma vez;

· A torre com quem se quer rocar não pode ter feito nenhum movimento;

· Não pode haver peças entre o rei e a torre;

· O rei não pode estar em xeque;

· O rei não pode passar, nem terminar em casa que esteja sob o ataque de peça adversária.

Responda se o roque pode ou não ser feito e porquê.



Roque pequeno das brancas:

Roque grande das brancas:

Roque pequeno das pretas:

Roque grande das pretas:

“en passant” ou “Ao passar” – é uma forma especial de captura que o peão faz quando esse está na 5ª fila (em relação ao jogador) e um peão adversário avança duas casas “passando” do seu lado.

Na posição do desenho o peão branco está na 5ª fila e o peão preto avança duas casas “passando ao seu lado”.
Para capturar o peão preto, o peão branco deve ocupar a casa por onde “passou” o peão preto.
Essa é a posição após a captura do peão.


Condições para capturar “en passant”:

· O seu peão deve estar na 5ª fila;

· O peão adversário deve avançar duas casas passando ao seu lado;

· Somente no lance imediatamente após o avanço do peão adversário.


Se você estiver jogando de pretas, observe que o peão preto está na 5ª fila em relação a você.
Quando o peão branco avançou duas casas “passando ao lado” do peão preto este pode, se quiser, capturar o peão branco.
A captura tem que ser feita no próximo lance, e o peão preto passa a ocupar a casa por onde o peão branco “passou”.


Promoção do Peão









Quando o peão chega do outro lado do tabuleiro ele é promovido e deve escolher tornar-se uma rainha ou torre ou bispo ou cavalo, sendo que normalmente ele escolhe tornar-se uma rainha, por ser a peça mais poderosa. Na teoria podemos ter até 9 rainhas da mesma cor em um jogo.



Captura

Capturar uma peça é tomá-la do adversário. Com exceção do peão todas as peças efetuam uma captura fazendo seu movimento próprio e ocupando a casa que era ocupada por uma peça adversária. O peão efetua a captura em diagonal ocupando a próxima casa à direita ou à esquerda.



No diagrama ao lado temos vários exemplos de movimentos que resultam em capturas.


O peão branco pode capturar a torre preta? Por que?


A torre preta pode capturar a rainha branca? Por que?

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